Rastreabilidade de Alimentos para Redes de Mercados

capa rastreabilidade mercado

Atualmente buscamos soluções e maneiras de melhorar o consumo de alimentos ao mesmo tempo em que tentamos diminuir perdas e não desperdiçar o que não foi comercializado.

Muitas vezes por desatenção ou falta de conhecimento, pode não ser levado em conta a origem daquele alimento, como, quando e onde foi produzido, causando um caos na hora de colocar tudo a venda e um caos ainda maior na hora em que tudo começa a estragar.

Neste caso o prejuízo acaba com o consumidor final que é “obrigado” a consumir algo sem qualidade ou com o estabelecimento que terá perdas de produtos e até mesmo de clientes?

Aqui podemos inserir um ponto importante, a Rastreabilidade de Alimentos. Agora sendo exigida pelos órgãos responsáveis (ANVISA e MAPA) em toda a cadeia produtiva de um alimento, essa tecnologia veio para auxiliar produtores, fornecedores e pontos de venda.

A Rastreabilidade de Alimentos traz segurança e garante a qualidade e procedência de todo alimento produzido, já que sua história estará sendo contada com o registro de todo o caminho percorrido pelo mesmo, sendo registrado em um ambiente imutável. Isso se traduz em maior credibilidade do comércio para/com o cliente e também em uma grande ajuda no processo de recall, se necessário.

 

POR QUE ISSO É BOM PARA UM REDE DE MERCADOS?

O fato de podermos acompanhar todo caminho que o alimento percorre até o ponto de venda é um ponto importante para que um mercado passe credibilidade referente aos produtos vendidos para o seu consumidor.

Oferecendo essa tecnologia, o mercado permite ao consumidor que possa conferir a procedência do alimento que está comprando, sabendo exatamente como foi produzido e por onde passou. Com certeza isso se traduz em uma relação de confiança entre empresa-cliente que pode trazer bons frutos para ambos.

Outro fator importante que a Rastreabilidade de Alimentos proporciona para um mercado é literalmente a rastreabilidade. No caso, o mercado consegue acompanhar todas as etapas de produção, transporte, recebimento e separação dos produtos, avaliando assim se todos os procedimentos seguem seu padrão de qualidade pré-estabelecido.

Isso ajuda a reduzir perdas, quebras e alimentos vencidos, causando menos devoluções desnecessárias e organizando o estoque de uma melhor maneira.

Aliado a isso, quando se fala em qualidade, é importante saber sobre seus fornecedores para que todos também atendam seus padrões de qualidade e para que nenhum problema futuro seja identificado por falta de conhecimento.

Muitas vezes a comunicação com fornecedores se torna ruim devido aos diversos canais existentes. Possuir um sistema integrado com todos seus fornecedores permite que sua empresa faça pedidos dos itens que estão em falta de maneira rápida e rastreável, sem risco de fraudes no processo. Da mesma forma funciona o recall dos alimentos, com poucos cliques você já possui tudo integrado e em execução.

 

COMO É FEITO O RASTREAMENTO DOS ALIMENTOS?

Agora obrigatório por conta da INC 02/2018, a Rastreabilidade de Alimentos deixou de ser um “item de luxo” para produtores, fornecedores e comércio e passou a ser algo necessário para que todos estejam dentro da lei.

A rastreabilidade se dá por meio de ferramentas de tecnologia e padrões a serem adotados na hora de acompanhar a história de um produto.

Utilizando como exemplo o Niolog, cada produto pode ser seu nome vinculado a um QR Code, no qual será identificado pelo sistema e a cada vez que for lido, seu status será atualizado de acordo com cada fase do processo e suas observações.

Assim, todos os atores da cadeia de produção podem tanto acompanhar quanto atualizar os dados para que não se perca nenhuma informação.

A importância da Rastreabilidade de Alimentos para um mercado vai muito além de somente prezar pela qualidade do produto. Ela ajuda a trazer o cliente mais para perto da sua marca, reduz custos e gastos desnecessários e também faz com que sua empresa esteja em conformidade com as leis obrigatórias que regem o ramo alimentício.

Ficou com alguma dúvida sobre como implantar a rastreabilidade na sua empresa? Entre em contato conosco e faça parte da revolução.

Torne seu negócio rastreável

A equipe Niolog está aqui para ajudar a diminuir custos, riscos e perdas de sua empresa.
Entre em contato para saber mais e receba uma cotação.

Últimos Posts

© 2019 Niolog. Todos os direitos reservados.